quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Caponata - acontece cada uma...




Domingo era meu aniversário, e resolvi que faria um almoço para comemorar com os amigos. Com o cardápio decidido, optei por fazer também uma caponata de berinjela, que todo mundo adora, para servir antes do almoço. Ingredientes comprados, capricho na hora de fazer, no sábado a tarde.  No domingo, tento deixar tudo preparado antes para poder receber os convidados com calma, e eles vão chegando... Todos elogiam o churrasco, e principalmente as sobremesas servidas depois (bolo de maracujá da tia Vera, bolo de coco e ameixa da Kuchenwelt e dois tipos de musse de chocolate que fiz).

Cai a tarde, os convidados um a um vão embora. Quando vou guardar o (pouco) que sobrou, abro a geladeira e... dou de cara com a caponata tão caprichosamente feita e...que não servi! Solto um ahhhh! e falo para o meu marido: 'cê acredita que eu não servi a caponata? E ele: bem que eu senti que faltava alguma coisa! Mas assim sobra mais pra nós... (acontece que fiz com 4 berinjelas!!!) Não teve outra, sentamos os três à mesa para comer a caponata! Fica uma delícia e eu adoro servida com torradas, pão italiano ou francês. Resolvi que esta história tinha que ir para o blog, juntamente com a receita, óbvio, para quem já comeu poder fazer em casa, e para quem nunca comeu testar.

Caponata de berinjela ao forno

Ingredientes:
1 berinjela grande em cubos (deixar de molho na água com sal e vinagre enquanto pica os outros ingedientes, depois escorrer e misturar ao resto)
1 abobrinha paulista em cubos (quem não aprecia substitui por mais uma berinjela)
1 pimentão em cubos (cor do pimentão a gosto)
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 tomate picado
1/2 x azeitonas picadas
1/2 x champignon picados
1/2 x uvas passas brancas e pretas sem semente
5 colheres sopa vinagre
6 colheres de sopa de azeite de oliva
sal e orégano a gosto.

Mode de preparo
misture todos os ingredientes e leve ao forno em uma travessa grande de vidro coberta com papel alumínio por mais ou menos 40 minutos. Dê uma mexida na metado do tempo, para igualar o cozimento.
Sirva quente ou fria (prefiro fria) com pães variados e guarde na geladeira por até duas semanas.

E bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário